quinta-feira, junho 23, 2016

JB40




Amanhã, dia 24 de junho de 2016, Natividade de São João Batista, às 18:00h, na hora do Angelus, comemoro os meus 40 anos de idade.

40 anos é estranho, na vida não seria uma manhã, nenhuma tarde, nenhum, fim de tarde e também, não é noite e nem fim de noite. Fazer 40 é algo como estar às 16h.

Hmmm.. não sei se é hora de olhar para trás, se é hora de olhar para frente ou se é hora de nada. Não sei e sigo.

Avaliar a vida talvez seja um dos exercícios mais estúpidos que podemos fazer, mas talvez, isso seja para ser feito às 16h da vida.

Se eu for olhar pros meus passos passados, darei ênfase aos meus erros, as minhas fraquezas, aos meus medos... por falar nisso, erro, sou fraco e tenho medo, mas digo com um pouco de alegria, meus erros, minhas fraquezas e meus medos jamais me abandonaram, sempre estiveram lá comigo, principalmente de noite, ou principalmente de dia... e muitas vezes, foram cordiais comigo.. obrigado erros, fraquezas e mêdos.. nunca me abandonaram, mas também, aprenderam a serem comigo cordiais.

Não vou falar aqui o que fiz, o que deixei de fazer... poderia mentir pra mim mesmo e isto seria terrível... o que eu fiz, deixei de fazer, hoje, são pesos desnecessários a serem carregados, recarregados...

As pessoas que um dia me viram, ou comigo falaram... grato por cada uma delas... não tenham dúvidas de que os meus quarenta são feitos também com segundos, minutos, horas, meses e/ou anos que recebi de cada um de vocês... bons ou maus, assim como eu... aprendi nas vossas presenças.. pouco, muito...



O que eu mais penso, nesta véspera e noite de São João Batista, meu protetor...?!

Na verdade, é simples.

O que eu penso, agora não é muito significativo, para o mundo pouco ou nada relevante, para qualquer um que sabe ler, pouco nada interessante... mas, direi, se não para o mundo a mim mesmo.

O que vale nesta vida não é o dinheiro, o trabalho, as contas, o local, a rua ou estrada, não são meramente pessoas, não são os bens ou ferramentas, posso dizer e arriscar que não são sequer os amores que diante de nós se puseram a contemplar-nos ou nós a contemplá-los. O que vale nesta vida, o que levaremos realmente desta vida é apenas aquilo que contemplamos. Contemplar o amor que diante de nós se pôs. Saber ouvir contemplando, saber falar também. Estar junto contemplando, estar longe contemplando. Querer contemplar. Contemplar. Contemple. Não digo pores-do-sol, isso é poético demais ou demais poetizado.. contemple xícaras de café, sapatos desamarrados, o calor do abraço.. contemple o cantar de seus filhos e a oração dos avós.. contemple as diferenças entre você e seus irmãos... contemplemos mais os bons dias que recebemos de pessoas que você pelo menos acha que não conhece... contemple mais as coisas simples... Chega... resumindo, o segredo desta vida é contemplar, contemplá-la, contemplada, contemplar... se não contemplou... não perca tempo.. contemple.. com os olhos, com os ouvidos, com a boca e nariz... com o coração.. não se esqueça de contemplar com a alma ou contemplar para a alma as coisas mais lindas que Deus colocou diante de nós... Não contemplamos para sermos egoístas, contemplamos para sorrir, fazer sorrir.. prestar auxílio que arranca um sorriso.. se arrancar um dia um pequeno sorriso em qualquer que seja a face, contemple...

Resumindo, a vida não é o que vem ou vai, mais é quem vem e quem vai, não é o que se tem ou não, nem aquilo que se ganhou ou perdeu... a vida é aquilo que se contemplou... de preferência, nunca só e sempre com Deus... Afinal, sempre com Deus é o que fará toda a diferença afinal... 

Obrigado Senhor pela minha vida, mas pela minha vida com as pessoas que me destes como companhia, faça com que eu as contemple cada vez mais... minha esposa Andresa, meus filhos João Paulo, Isabela e Guilherme, meus pais, meus irmãos... às Madrinhas, aos familiares de minha esposa, todos os meus amigos, parentes, conhecidos.. todos os que passaram pelo caminho... aos Apostolados, a Militia Sanctae Mariae... à Igreja de Cristo...mestra em contemplação e amor... 

Cantemos a Deus, por meio de Jesus Cristo e de sua Mãe Santíssima, um cântico novo...

Se não poder contemplar com a alma, contemple para ela... 

Segue um vídeo da música 40 do U2, que é o Salmo 40 (41) cantado... 


e Lugar ao Sol, de Charlie Brown Jr.




Só de ter ouvido o Santo Nome de Jesus, o Filho de Maria... já me valeu toda a minha vida.


Nenhum comentário: