quarta-feira, janeiro 06, 2010

A caminho do futuro

Todos estamos a caminho de um futuro. Claro que os futuros não são os mesmos e são quase sempre diferentes de todos. o futuro se torna diferente e especial para cada um conforme o passado vivido, a forma como o tempo foi aproveitado, conforme os resultados anteriores o futuro pode nos indicar ser bom ou menos bom.

Estamos a caminho de um futuro quando de fato o buscamos no dia de hoje, correndo atrás, acordando cedo e indo pra estrada que ao futuro nos leva. Nestas estradas encontramos trechos bons e ruins, que nos alegram ou que nos aborrecem, friamente, nos alegram ou nos aborrecem. Pelo menos, estamos tentando, apesar de saber das possibilidades nem sempre ser boas e que podemos ainda quebrar a cara num mal lançamento do dia de hoje para o dia que ao amanhã pertence.

Hoje, conversei com uma pessoa, amigo meu, que muitos possam reconhecer aqui do que contarei, mas ao ouvi-lo aprendi um milhão de coisas que poderia não ter aprendido nunca na vida, logo, valeu-me o dia.

As pessoas precisam enxergar-se uma nas outras, ou seja, ao eu ver uma pessoa a minha frente, independementemente de sua condição, eu deveria no minimo ver a mim mesmo, até para poder pensar no que eu gostaria de receber de outra pessoa se a pessoa que eu estivesse vendo a minha frente fosse eu mesmo. Esta é uma forma complicada de transcrever aqui a regra de ouro do Evangelho, que Jesus nos ensina para fazermos aos outros o que gostariamos que nos fizesse.

Bom, as vezes ou sempre, quando vemos pessoas estigmatizadas por sua situação que espelha a nós o fracasso, temos por automatismo do pensamento, opinar a nós mesmos que a única saída para aquela pessoa é o esgoto da vida, ou seja, a morte, aliás, uma coisa tanto para o miserável quanto para a sociedade. Assim pensamos. Mas pensamos errado. É nos necessário pensar que a vida pode acontecer naquele que parece morto vivo, é preciso insistir e ser até mesmo, chato, caso isso for necessário para despertar numa pessoa-trapo que é possivel reiniciar recomeçar, transformar um passado de prazeres desastrosos em uma vida melhor, que é possivel voltar a conemplar a capacidade de aprender e reaprender a cada dia, que é possivel evoluir na crise, que é possivel esmerilar-se entre as tentações, limitações e fragilidades, tornando-se forte, mutável para melhor.

Depois eu termino…

Paz e Fé! (16 abr 2009)

JB

Nenhum comentário: