quarta-feira, setembro 25, 2013

Ferido ao golpe da espada

"Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu." Apocalipse 3, 17

Estar estagnado nos caminhos da Fé Cristã é o pior que pode haver para qualquer um de nós, pois nos sentimos confortáveis e seguros, não corremos riscos. Isso pode nos ser bastante perigoso, pois ao passo que mais acomodados ficamos, vamos nos colocando na condição de julgadores das condições alheias. Nos esfriamos muito, nem percebemos que devido a pensar que estamos seguros e não corremos riscos, deixamos de rezar com fervor, isto quando não acontece de deixarmos de rezar, de ter um contato com Deus, porque ao passo que não saímos de nós mesmos, não saímos do lugar que estamos, deixamos de fazer absolutamente tudo, justamente por estarmos estagnados. Somos qual água parada, nos sentimos sinais de vida, mas se paramos nos tornamos fonte de doenças e infecções, isto espiritualmente é muito ruim, é péssimo, pois mesmo como água parada estamos certos de que somos água, já não vemos a lama e o lodo que em nós acumularam por estarmos certos de que não precisamos avançar, nos mover, nos retratar com o nosso próximo, conosco e sobretudo com Deus.

Nos tornamos preguiçosos, presunçosos, pecamos e estamos com os olhos fechados. Nos achando fortes, na verdade estamos fracos, e tudo ruirá como a casa construída em terreno arenoso. Virá uma chuva ou o primeiro vento e esta cairá.

Temos um enorme medo, e temos sim consciência disso, de abrirmos mão de nossas seguranças e comodidades em relação a fé em Cristo, por pensar que teremos que recomeçar e trilhar um caminho no qual teremos que abrir mão de nós mesmos. Temos a consciência disso e da dor que isso nos provoca. Caminhar para quem está confortavelmente vendo a brisa passar. Levantar e ir para quem está apoiado em alguma pequena obra ou em um pequeno mérito próprio, parece ser bastante penoso. E assim, não saímos do nosso lugar, de nós mesmos. Isto é perigoso. Como diria velhas máximas que "para cair basta estar de pé" ou que "para morrer basta estar vivo". E assim parecemos querer cair ou morrer neste nosso falso conforto e nesta nossa falsa segurança. 

Não há lugar seguro para aqueles que não se fazem pequenos, para aqueles que não se submetem confiantes e a todo o tempo e contra tempo em Deus. Não há definitivamente conforto para quem assim procede.

Para quem vive nesta situação de falsa segurança e de um conforto amolecedor, digo que é melhor ver de frente a morte, é melhor ver-se ferido ao golpe de uma espada, é melhor cair do que ver-se nesta situação. É melhor que o vento venha e derrube esta morada construída sobre pouca base e quase sem nenhum fundamento. É melhor que as nossas vestes nos sejam arrancadas em público do que nos mantermos conscientemente em meio a penumbra, nem nas trevas, nem na luz, nem frio e nem quente. Sim, é triste e pesado dizer isso, mas definitivamente é melhor assim.

Deus é capaz de nos permitir cair para sairmos desta situação de dormência, pois Ele nos ama e nos quer vivos, fortes, sadios em todos as circunstâncias, por isso as vezes tomamos de Suas mãos um empurrãozinho ao ponto de nossas pernas fracas não resistirem e caímos, mas estas mesmas mãos, se prontifica a nos levantar. Deus quer que saiamos do nosso lugar, de nós mesmos, quer que demos abertura ao seu Doce e inigualável amor. Deus nos deseja sempre e quando nos afastamos, nos deseja e nos espera com lágrimas, pois, abrimos mão de nos fortificarmos e de nos completarmos Nele e preferimos nos enfraquecer em nós mesmos, achando assim, estarmos seguros.

Porque, muitas vezes e muitas vezes mesmo, Deus se prontifica, mesmo contrário a sua vontade e a nossa liberdade, que caiamos? Porque o Pai quer que habite em nós, seus filhinhos a força que vem Dele, que vem de Cristo, quer dar-nos a vida nova que vem do Espírito Santo. Ele se prontificou a nos dar tudo o que nos foi preparado por herança e assim Ele quer e peleja de todas as maneiras que voltemos com imensa confiança e entrega os nossos olhos, os nossos ouvidos, o nosso coração, a nossa mente e a nossa alma, enfim, que nos voltemos dóceis a Ele pela prática do mesmo Amor que Ele nos oferece. Saiamos dos túmulos, deixemos nós mesmos de sermos sepulcros caiados (bonitos por fora, podres por dentro). Abraçamos a nossa vida que está em Cristo e saiamos de nós mesmos. 

Deus não quer que nos desfaleçamos em nós mesmos e não quer que sejamos acusados, pois apesar de que Ele nos permita que isso nos aconteça, justamente para que os nossos olhos abram e vejam, Deus deseja, que por caridade a nós mesmos e por meio de penitências e sacrifícios, nos esforcemos conscientemente para que saiamos desta "morte sonolenta" que insiste em acompanhar a todos nós que nos sentimos auto-suficientes e seguros de nós mesmos. Preferencialmente pelo amor, ou em outros casos, pela dor, pela vergonha, pela queda e às vezes mesmo, até pela morte que Deus nos mostra a nossa frente. 

O Apóstolo Paulo, que para se manter vivo na graça de Deus nos deixou escrito isso:

"Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade." (II Cor. 12, 7)

Sim, sim! Deus nos mostra o perigo, Deus faz-nos beirar o nosso mais íntimo medo, Ele mostra as nossas feridas e nos envergonhamos, porém, Ele nos livra do perigo, Ele nos livra do mal, Ele nos fortalece ao nos mostrarmos o quanto somos fracos, débeis, insensatos, mentirosos, injustos, desonestos.

São Paulo, o Apóstolo esbofeteado pelo Demônio, nos escreve também na mesma carta e no mesmo capítulo, no versículo 9:

"Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo."

E Deus não nos quer, ao nos preparar para a Vida que sejamos auto-piedosos demais, que ficamos da boca para fora pedindo um perdão insistente, Ele quer simplesmente que nos Levantemos, que com Ele caminhemos, de dia de tarde e de noite, e que quando o sono chegar, Ele possa feliz como a gente, velar pelo nosso sono.

Leitura da Carta dos Colossenses 3, 1-17:


1. Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.
2. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra.
3. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória.
5. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria.
6. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes.
7. Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios.
8. Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca,
9. nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios,
10. e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento.
11. Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos.
12. Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência.
13. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós.
14. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.
15. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos.
16. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais.
17. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
____



Cor mundum crea in me, Deus, et spiritum firmum innova in visceribus meis.

Ne proicias me a facie tua et spiritum sanctum tuum ne auferas a me.
Redde mihi laetitiam salutaris tui et spiritu promptissimo confirma me.
Salmo 51, 12-14

Um comentário:

Anônimo disse...

É, J., não há segurança senão no abandono. E como custa, porque nos braços de Outro a gente vai aonde Ele quer, não a gente.