quinta-feira, agosto 13, 2015

Aquela criança era como outras crianças

Passou o Natal. O Natal é um ato inequívoco de amor de Deus para conosco, pecadores... veja, não o recebemos, não acolhemos a sua Santíssima Mãe e o seu Castíssimo Pai, José... eram pessoas simples, era uma mulher grávida e seu esposo cumprindo o seu papel cívico em uma cidade distante. Não recusamos acolher um Deus Salvador, recusamos a receber uma mulher, seu esposo e um bebezinho recém-nascido, como tantos outras famílias, como tantos outros bebês nascidos já em exílio... exilado de uma comunidade que insiste em realçar que está tudo bem.

O escândalo parece estar em não termos recebido Jesus, o Filho de Deus, mas não, o escândalo está em não recebermos uma criança recém-nascida ou a sua ainda grávida. Quantas vezes este escândalo se repete e há de se repetir. Somos ainda insensíveis aos menores irmãos nossos, somos ainda bastante insensíveis a causa dos que mais precisam de nós.

O Natal é uma bela festa, sem dúvida... o amor de Deus nos contagia inexplicavelmente, mas o Natal não deixa ainda de ser um escândalo... não por não termos acolhido o Filho de Deus e Salvador do Mundo... mas por não termos acolhido uma mãe, o seu esposo e uma criança que nasceu como qualquer outra criança... se soubéssemos que era o Filho de Deus... o acolheriamos... ou não, pois qdo alguém soube disso, mandou persegui-lo...

Não podemos também aqui, materializar apenas o sentimento de culpa, não é esta a intenção, pelo contrário, é lembrar de que devemos estar mais aberto ao próximo, em favor sempre da vida e nunca da morte ou da indiferença... estamos ainda indiferentes, não digo com relação as famílias que necessitam de nós, mas estamos indiferentes às nossas próprias famílias.

Jesus não precisa de aduladores, quem sabe eu já fui assim, isso cansa a nós e a Ele. Jesus precisa de ser acolhido, ser acolhido nas outras crianças, no nosso próximo.

Todos tem necessidades especiais, todos e não somente os mais pobres e miseráveis, todos precisam de amor e de carinho, esta palavra, carinho, ao meu ver é a mais sensacional forma de amor. Há quem tem tudo mas não tem um sorriso sincero, há quem não tem nada e está pleno de confiança e alegria do Senhor... talvez o mais pobre já tem tudo e o mais rico não tenha nada. Estou usando este contraste, mas não nos apeguem a este exemplo, pois todos precisam um dos outros, e inclusive nós precisamos, porém, muitos de nós tem que procurar estar firme em Deus, não para ser perfeito, mas para poder ajudar o próximo a ter pelos nossos sorrisos, gestos e palavras a alegria de Deus... mais do que nós precisamos receber, nós precisamos levar a alegria de Deus...

Nenhum comentário: